top of page

Ópera Mix recebe produtor português de vinhos em jantar harmonizado


O Ópera Mix realiza no próximo dia 7 de junho (quarta-feira)

um jantar harmonizado especial. O destaque será a presença do produtor de vinhos Luís Pato, considerado uma lenda em seu país,

Portugal.

O jantar contará com entrada, prato principal e sobremesa. Todos os momentos serão

harmonizaria por vinhos especialmente selecionados pelo próprio produtor Luís Pato.

Luis Pato é conhecido em Portugal como o "revolucionário da Bairrada" que domesticou a casta

Baga e transformou os vinhos da região em alguns dos melhores, mais finos, estruturados e

complexos exemplares do país. Dentre os vinhos produzidos por ele está o Luis Pato tinto, que é ótimo, saboroso e estruturado,enquanto seus Bairrada de Vinhedo – Vinha Pan, Vinha Barrosa e Quinta do Moinho – são grandes vinhos, de muita personalidade. O Vinhas Velhas é macio e complexo, enquanto o Vinha Formal é um dos grandes brancos portugueses.

O lendário e raro Quinta do Ribeirinho Pé Franco é o verdadeiro símbolo do vinho português, sendo um dos excelentes e mais singulares vinhos do mundo todo. As vinhas da Baga são plantadas em pé franco, sem enxerto, como o próprio nome diz e seus rendimentos são pequenos, tornando a ínfima produção disputadíssima. Pé Franco é um vinho tinto poderoso e concentrado, dono de uma profundidade incomum, mas ao mesmo tempo, clássico e muito elegante, durando por décadas.

 

João Pato, em 1970, começou a engarrafar os exemplares produzidos a partir de suas vinhas, tornando-se o pioneiro a engarrafar e produzir vinhos na região da Bairrada após sua demarcação. Seu filho, Luis Pato, herdou seu amor pela vinicultura e produziu seu primeiro exemplar em 1980: um monovarietal da uva Baga, com uma qualidade excepcional e raridade absoluta, procurado ainda hoje por apreciadores que o consideram como um verdadeiro tesouro. A uva Baga, famosa na Bairrada, pode gerar vinhos adstringentes e herbáceos. Entretanto, nas mãos de brilhantes produtores como Luis Pato, considerado o “domador da Baga”, é capaz de produzir vinhos expressivos, com grande complexidade e capacidade de guarda.

Os maiores mercados consumidores dos vinhos elaborados por Luis Pato são os Estados Unidos,a China (Macau, mais precisamente), a Noruega e por fim, o Brasil. Nos 60 hectares de vinha encontram-se cultivadas as uvas tintas Baga, Tinto Cão e Baga; dentre as variedades brancas ocorre o plantio das uvas Maria Gomes, Cercial da Bairrada, Bical e Sercialinho.

 

Reservas

Interessados em participar do jantar harmonizado devem efetuar reserva prévia pelo telefone

3305-3000.

"Realizamos eventos especiais com frequência, mas este será ainda mais exclusivo, pois teremos a presença do próprio produtor indicando os vinhos. Um evento internacional e uma oportunidade única para aqueles que apreciam um bom vinho", afirma a equipe do Ópera Mix."

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page